Ontopsicologia

Uma Ciência em prol do humano

Next
Quem é?

A Ontopsicologia é a ciência mais recente entre as ciências contemporâneas. É a ciência que tem por objeto de estudo a análise da atividade psíquica do homem, ou seja, é um conhecimento teórico-prático que dá uma visão de como colher integralmente o homem e o mundo.

A Escola Ontopsicológica desenvolveu nos últimos 40 anos a própria teoria e metodologia, que aporta como novidade ao quadro das ciências três descobertas científicas exclusivas: Em Si ôntico, campo semântico e monitor de deflexão. O Em si ôntico é o projeto formal de natureza que cada ser humano possui; O Em Si ôntico é o critério da Ontopsicologia que desenvolveu sua metodologia para que o indivíduo retome a consciência daquilo que é integralmente; Campo Semântico é a comunicação base que a vida usa entre as suas individuações, pois o ser humano é dotado de uma comunicação, que emana informações não verbais e não é consciente desta; O monitor de deflexão é um mecanismo que deflete as percepções do real, prevalecendo a lógica externa na consciência do sujeito e não a própria ordem de vida.

A Ontopsicologia é considerada uma ciência interdisciplinar, possui uma metodologia a serviço da economia, da política, da medicina, da filosofia, etc, para que o homem torne-se autêntico com aquilo que é natural à sua vida e desta forma aja e seja dotado de conhecimento ontológico.

Como a ciência é formalizada?

Formalizada na década de 70, a Ontopsicologia possui uma metodologia e instrumentos próprios que auxiliam na compreensão integral do ser humano.

Através de sua metodologia é possível compreender a realidade global do ser humano e, enquanto técnica existencial, auxilia na resolução de problemas e, sobretudo, desenvolve a criatividade e a auto-realização.

Enquanto metodologia para o desenvolvimento da personalidade, a Ontopsicologia passa a ser um conhecimento de benefício social, pois identificou como resolver o problema existencial do homem. Ao auxiliar no desenvolvimento do ser humano, sendo este uma célula do organismo social, essa proposta torna-se um meio efetivo para a melhoria da condição social humana.

Quais são os campos de aplicação?