NOTÍCIAS

Next
Acompanhe as dicas de boas práticas preventivas para sua saúde

Você sabe realmente como agir em relação a prevenção e cuidados de limpeza pessoal e em sua casa/família?

Aqui seguem pontos importantes de cuidados essenciais, básicos e muito simples, ao alcance de todos!

Vamos realmente ler tudo e vamos cuidar de nós mesmos, de nossas casas e familiares!

O cuidado e a responsabilidade é de todos nós! ??????

Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade abrem edital para realizar parceria com professores da rede pública de ensino

A Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade abrem edital para realizar parceria com professores da rede pública de ensino. Com o motivo de desenvolver uma pesquisa ampla, séria e empírica, delineando características dos jovens da Quarta Colônia de Imigração Italiana, chama-se os professores - que atuam diariamente com esses jovens - para desenvolverem essa pesquisa. O resultado desse trabalho, além de estimular a pesquisa e qualificação dos professores, tem potencial para trazer resultados concretos e serem aplicáveis no dia a dia em sala de aula. Assim, a colaboração dos professores, juntamente com FAM e AMF, é essencial para a qualificação do ensino na região. Por isso, também, cada professor selecionado receberá um auxílio mensal para o desenvolvimento da pesquisa, que será executada no período de 12 meses. 

Acesse os materiais:

Edital: https://bit.ly/2VDwVip

Ficha de inscrição: https://bit.ly/2uVe6wg

Fundação Antonio Meneghetti divulga edital de trabalhos científicos para o IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

A Fundação Antonio Meneghetti, torna público o presente edital, que compõe a convocação oficial para submissão de trabalhos científicos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a sociedade futura – Gerações, Relações e a Educação de Hoje, a realizar-se nos dias 25 e 26 de setembro de 2020, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, São João do Polêsine/Restinga Sêca, Rio Grande do Sul.

 

Veja os editais acessando os links: 

 

MATERIAIS EM PORTUGUÊS:

Edital: https://bit.ly/3b0ubQu 

Anexo 1: https://bit.ly/3djvUSQ

Anexo 2: https://bit.ly/2xX2dXN

 

MATERIAIS EM INGLÊS:

Edital: https://bit.ly/39zyDp6

Anexo 1: https://bit.ly/2U4qnrW

Anexo 2: https://bit.ly/3bejYjD 

 

MATERIAIS EM ESPANHOL:

Edital: https://bit.ly/3cfifv0

Anexo 1: https://bit.ly/2yQjFxo

Anexo 2: https://bit.ly/34zaMV2

 

MATERIAIS EM ITALIANO:

Edital em Italiano: https://bit.ly/3d8s7Id

Anexo 1: https://bit.ly/34zpOKi

Anexo 2: https://bit.ly/34veRcy

 

TEMA CENTRAL

O tema central do IV Congresso é “Gerações, Relações e a Educação de Hoje” e a completa explanação do tema encontra-se no Posicionamento Institucional, disponível no link http://bit.ly/congressopedagogia2020.

 

EIXOS TEMÁTICOS

Os trabalhos submetidos devem estar obrigatoriamente alinhados a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos. Recomenda-se, ainda, que todos os trabalhos procurem relacionar suas temáticas à Pedagogia Ontopsicológica, fundamento teórico base para esse encontro científico.

 

Linha 1 – Os nativos digitais: como preservar e ensinar a lógica da vida.

Linha 2 – Jovens: as competências humanas requeridas na sociedade atual e o “ser pessoa”.

Linha 3 – Life Long Learning: a formação contínua do adulto criativo.

Linha 4 – Os valores do humanismo perene na educação contemporânea.

Linha 5 – O relativismo das relações e as passagens práticas para educar.

Linha 6 – Diálogo entre as gerações: a voz dos jovens.

Linha 7 – A dimensão do “ser pessoa” no processo educativo.

Linha 8 – A relação entre pais e filhos.

Linha 9 – Projetos educacionais no terceiro setor.

Linha 10 – Pesquisa acadêmica em Educação.

Linha 11 – Educação corporativa.

Linha 12 – Tecnologia e Educação.

Linha 13 – Educação para adultos.

Linha 14 – Educação para as artes.

Linha 15 – Educação para o desenvolvimento de liderança.

Linha 16 – O ensino da responsabilidade individual do aluno na educação inclusiva.

Alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro participam da Residência Musical de Verão 2020

Entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro, ocorre a Residência Musical de Verão da Orquestra Jovem Recanto Maestro com a participação de 80 alunos do projeto. A residência reúne os alunos que registraram o melhor desempenho na Orquestra durante o ano de 2019 para terem aulas intensivas de música clássica com os professores do projeto e com a presença do professor internacional convidado, Ulyses Ascanio, da Fundación Musical Simón Bolívar (fundamusical.org.ve), da Venezuela.

Essa é a quinta residência musical de verão que a Orquestra Jovem Recanto Maestro realiza. A primeira, em 2015, reuniu todos os alunos do projeto, naquela época, somando o número de 50. Hoje, o projeto conta com 421 estudantes e, por isso, foi criado um sistema de seleção dos estudantes que participam da residência. O período de doze dias que compreende a residência é dividido em duas partes: nos primeiros seis dias, participam os estudantes mais velhos da Orquestra Jovem; na segunda metade, os alunos mais velhos voltam para casa e as aulas são destinadas a um grupo de alunos da Orquestra Infantil. No dia 8 de fevereiro, os dois grupos se reúnem para o concerto final da residência musical. O concerto será às 19h, do dia 8 de fevereiro (sábado), no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, é aberto ao público e tem entrada gratuita.

A Residência Musical de Verão da OJRM é possível graças ao apoio institucional da Antonio Meneghetti Faculdade, que cede a Casa do Estudante localizada no campus para que os alunos do projeto possam pernoitar no Recanto Maestro. Graças a essa possibilidade, o cronograma da residência pode ser intensivo: as aulas de música são ministradas de manhã e de tarde, na sede da Orquestra Jovem, e há ainda ensaios livres individuais a noite. 

O projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro é promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e executado pela Associação OntoArte, atingindo hoje as cidades de São João do Polêsine, Agudo, Restinga Sêca, Silveira Martins, Faxinal do Soturno e Santa Maria. Durante o ano, as aulas são ministradas uma vez por semana na cidade de origem do estudante e, aos sábados, os alunos mais avançados vão ao Recanto Maestro para participarem do ensaio orquestral com colegas de todas as cidades partícipes do projeto. As vagas são gratuitas e abertas a cada início do ano. Mais informações pelo site: www.ojrm.com.br ou fone (55) 99663-5471

FAM reúne 1400 crianças no III Encontro de Projetos da entidade

Na primeira sexta-feira de dezembro, dia 06, aconteceu a tradicional festa de Natal Magia e Alegria de viver – III Encontro de Projetos Culturais e Educacionais da Fundação Antonio Meneghetti. Todas as crianças, jovens e adultos que participaram dos 27 projetos realizados em 2019 foram convidados para o evento que aconteceu no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, no Recanto Maestro. Desses, cerca de 1500 estiveram reunidos para uma tarde de muito alegria, sendo 1400 crianças. 


O evento começou com o acolhimento das crianças com personagens natalinos, passando por um cerimonial de abertura e execução do hino nacional. Após, as crianças assistiram a peça teatral “Um presente para Ramiro”, de Valdo Resende. A peça é uma divertida e musicar aula de educação financeira, em que Ramiro entende, ao final, o valor do dinheiro. Com o final da apresentação, vieram os papais noéis, carregados de presentes. Cada participante ganhou um livro produzido pela própria Fundação Antonio Meneghetti, organizado pelos participantes do Projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura. 
Durante a festa, as crianças receberam fichas de cachorro-quente, pipoca e suco, além de um boné, com a cor do Projeto do qual participam. E o evento encerrou no lado externo do Centro Esportivo, quando balões coloriram o céu do Recanto. 


O Encontro contou com as parcerias dos municípios que recebem projetos (Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Nova Palma, Paraíso do Sul, Restinga Sêca e São João do Polêsine), disponibilizando transporte para todas as crianças; com os fornecedores da FAM (Lubro Transportes, Jaeger Tur, Encanto Festas e Kisner Eventos) e recursos da Caixa Econômica e Governo Federal. Ainda, contou com a colaboração voluntária de alunos e colaboradores da Antonio Meneghetti Faculdade.

Participante da Udesc conquista premiação e participa junto da Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade do Symposium Internacional, nas Nações Unidas!

Os mestrandos do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Melissa Fagundes e Raphael Costa, conquistaram em outubro a segunda premiação com o Projeto Liber, uma plataforma colaborativa para venda e compra geolocalizada de livros usados.

O projeto conquistou o segundo lugar na competição Youth Citizen Entrepreneurship Competition: A global programme to empower young entrepreneurs to create a sustainable world, na categoria finalistas de melhores ideias 2019. A competição faz parte do Programa de Ação Global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).

Esta foi a segunda premiação conquistada pelo projeto, que é fruto de uma pesquisa com os alunos, ex-alunos e professores do PPGInfo e investigou o interesse em uma plataforma de venda de livros usados utilizando geolocalização.

Em junho a iniciativa conquistou o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, promovido pela Fundação Antônio Menegheti, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), ficando em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, Produção e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.

Com a conquista os mestrandos foram premiados com passagens e hospedagem para o Simpósio Internacional “Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro - Compartilhando Experiências”, realizado em setembro na sede da ONU em Genebra, na Suíça.

O Projeto Liber também foi selecionado para a segunda etapa do Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Santa Catarina. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, em Santa Catarina, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Confira a notícia no site UDESC: bit.ly/2O7f7Hc

Página 1 de 29

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço